Mapa da Dengue mostra que Colômbia tem controle satisfatório no combate ao Aedes

Documento foi divulgado no último dia 28 pelo ministério da Saúde

Por Portal Notícias Colômbia SP em 08/12/2017 às 19:15:00 - Atualizado há
Mapa da Dengue mostra que Colômbia tem controle satisfatório no combate ao Aedes - Foto: Marilei Domingues

Mapa da Dengue mostra que Colômbia tem controle satisfatório no combate ao Aedes - Foto: Marilei Domingues

O novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) indica 357 municípios brasileiros em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Isso significa que mais de 9% das cidades que fizeram o levantamento tinham altos índices de larvas do mosquito. No total, 3.946 cidades de todo o país fizeram o levantamento. Os dados foram apresentados pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, no último dia 28/11.

Além das cidades em situação de risco, o LIRAa identificou 1.139 municípios em alerta, com índice de infestação de mosquitos nos imóveis entre 1% a 3,9% e 2.450 municípios com índices satisfatórios, com menos de 1% das residências com larvas do mosquito em recipientes com água parada. Colômbia está incluída entre as cidades com índice de infestação menor que 1%, sendo classificada então como controle satisfatório.

O Mapa da Dengue, como é chamado o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), é um instrumento fundamental para o controle do mosquito Aedes aegypti. Com base nas informações coletadas no LIRAa, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito Aedes aegypti.

Mauricio José

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque 2)

Comentários

Institucional Portal NC (Destaque 3)