Na tarde do dia 11 de fevereiro, por volta das 14 horas a Polícia Militar Ambiental em patrulhamento pela área rural de Colômbia, deparou com um indivíduo praticando a pesca ilegal no Rio Velho.
O rapaz já havia capturado dois peixes da espécie "Dourado".
Em revista pessoal, foi encontrado no bolso da calça, um cartucho intacto marca CBC, calibre 16 e ao olhar o veículo dele, que estava próximo, foi localizado no porta malas, mais dois cartuchos calibre 16 e um do calibre 36, todos intactos.
Foi realizado uma busca nas imediações, com intuito de encontrar alguma arma visto que estava com as munições, onde um ponto de seva para caça foi encontrado, o qual é utilizado para caça de animais silvestres.
O homem alegou que reside na Fazenda São José e que as munições eram de sua propriedade, e informou que em sua residência haviam mais materiais.
A 10 km do local na fazenda foi encontrado os cartuchos deflagrados e o material para recarga.
Os objetos e os peixes relacionados com o crime de pesca foram aprendidos pela polícia ambiental em razão de estar em período de piracema.
Os policiais resolveram fazer uma busca minuciosa onde o inidividuo estava anteriormente pescando, e encontraram uma espingarda marca Rossi, calibre 36, escondida no matagal.