PolĂ­cia Ambiental encontra 49 aves em cativeiro e apreende armas de fogo

Uma espingarda de calibre 12 com registro de furto foi recuperada

Por Portal Notícias Colômbia SP em 22/02/2018 às 19:08:00 - Atualizado hĂĄ
Polícia Ambiental encontra 49 aves em cativeiro e apreende armas de fogo - Foto: Ronaldo Moura

Polícia Ambiental encontra 49 aves em cativeiro e apreende armas de fogo - Foto: Ronaldo Moura

A Polícia Militar Ambiental realizou na segunda – feira (19), uma operação no município de Barretos, que culminou com a apreensão de aves em cativeiro e armas de fogo.

O trabalho coordenado pelo Tenente Antônio Carlos Pilon, comandante do 2º Pelotão de Polícia Ambiental, teve como principal objetivo fiscalizar criadores de pássaros.

“Foi uma operação voltada a fiscalização dos criadores cadastrados no sistema SisPass (Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros) do IBAMA, para verificar a condição do plantel que está cadastrado no sistema. Essa verificação vai desde anilhas, se o plantel é condizente com que está cadastrado, maus – tratos e também questões aparentes, ou seja de repente algum crime e nós temos que tomar providências legais a respeito” disse o Tenente Pilon.

Os policiais fiscalizaram um total de 16 criadores e encontraram 49 pássaros que estavam sendo mantidos em cativeiro de forma ilegal e ainda apreenderam três armas de fogo.

“O resultado foi muito bom, foram fiscalizados 16 criadores, constatamos que 49 pássaros estavam sendo mantidos em cativeiro de forma ilegal. E ainda durante essas vistorias nos apreendemos três armas de fogo” confirmou o comandante.

As armas foram três espingardas, uma de calibre 20 e a outra de calibre 12 além de munições, estavam em uma propriedade rural nas proximidades do Distrito do Brejinho.

Foi constatado que a arma de calibre 12 era furtada. Um homem acabou encaminhado ao 3º Distrito Policial e autuado em flagrante pelo delegado Celso Spadacio e ficou preso pelos crimes de posse ilegal de arma e receptação.

A terceira arma foi apreendida em uma outra propriedade rural na rodovia Brigadeiro Faria Lima.

Os policiais encontraram espingarda de calibre 22, munições e duas espingardas de “chumbinho”.

Uma mulher foi apresentada ao 3º Distrito Policial, autuada em flagrante pelo delegado Celso Spadacio e liberada mediante pagamento de fiança de R$ 2 mil.

Durante a operação os policiais elaboraram oito boletins de ocorrência, nove autos de infração, com valor total de multas de R$ 27.300,00 sendo apreendidos dois alçapões e 32 gaiolas que foram destruídas. Os pássaros após passarem por avaliação foram soltos em seu habitat natural.

O Tenente Pilon confirmou que população pode colaborar com o trabalho da Polícia Militar Ambiental, fazendo as denúncias pelo telefone 17 – 3322 0499 ou até mesmo comparecendo pessoalmente a sede do 2º Pelotão na avenida 37 nº 0766.

“A denúncia é extremamente importante é com base na denúncia que a gente abrange nossa fiscalização e podemos constatar grande partes de crimes ambientais que ocorre no nosso meio” concluiu o Tenente Antônio Carlos Pilon. 

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque 2)

ComentĂĄrios

Institucional Portal NC (Destaque 3)