5 dicas para otimizar os resultados da sua empresa por meio da comunicação

A diretora da Farol Assessoria de Marketing dá 5 dicas valiosas para otimizar os resultados da sua empresa através do marketing. Leia!

Por Portal Notícias Colômbia SP em 24/02/2018 às 12:17:00 - Atualizado há
Ana Cristina Marques é diretora da empresa Farol Assessoria e Marketing. - Foto: Arquivo Pessoal

Ana Cristina Marques é diretora da empresa Farol Assessoria e Marketing. - Foto: Arquivo Pessoal

Muitas vezes deixada de lado, a gestão da comunicação de uma empresa é tarefa de extrema importância para impulsionar os resultados almejados.

Alguns erros comuns na estratégia podem comprometer o planejamento. Por isso, separamos algumas dicas primordiais!

Dica 1: Identificar o público

Saber quem compra o seu produto ou serviço é tarefa básica, o primeiro passo. Quando isso não acontece, todo o resto deixa de fazer sentido.

Uma empresa também pode falar com públicos diversos e para isso é preciso adotar estratégias diferentes para cada um.

Também é necessário saber onde este público está e com quais ferramentas “falaremos” com ele, ou seja, se tem hábito de ouvir rádio, ler jornais, se informar pela internet etc.

Dica 2: Separar uma verba para comunicação

A comunicação é importante, tanto para o cliente externo como para o interno (colaboradores). Investir mais em um do que em outro pode gerar conflito e arruinar toda a estratégia.

É primordial que seus colaboradores estejam alinhados com o que você está divulgando para assim saberem trabalhar melhor os argumentos de venda na hora do atendimento.

Dedique uma porcentagem do seu faturamento ou um valor fixo por mês para investir em propaganda e marketing, pois “quem não é visto, não é lembrado”.

Dica 3: Definir estratégias para fidelização e captação de clientes

Assim como conhecer o seu público-alvo é norteador para a comunicação, também é importante definir ações diferentes para quem já é seu cliente e para quem você deseja conquistar. Isto porque o diálogo é diferente para cada uma das partes.

Quem já teve contato com o seu produto/serviço precisa de um tratamento diferenciado. Neste quesito vale saber como foi a experiência dele, se indicaria sua empresa etc. Ações simples de pós-venda fazem toda a diferença para agregar valor à experiência de compra do seu cliente.

Quem ainda não chegou ao seu estabelecimento precisa de uma comunicação diferente, o foco aqui é a atração para conversão! Desta forma, você enfocará nos seus diferenciais e usará uma linguagem mais persuasiva.

São 2 tipos de diálogos diferentes, por isso merecem a sua atenção!

Dica 4: Nunca investir em apenas 1 meio de comunicação

Na comunicação temos alguns conceitos primordiais e este é um deles. Investir em somente 1 meio de comunicação pode ser arriscado e por isso não é aconselhável, pois dificilmente em apenas uma mídia você conseguirá fidelizar os clientes e captar outros. Por isso o ideal é investir em ao menos dois, um para reforço de marca e outro para prospecção.

Você pode, por exemplo, investir em rádio (para reforço de marca) e em redes sociais (para prospecção).

Dica 5: Mensurar os resultados

Investir sem mensurar é jogar dinheiro fora. É primordial você medir os resultados dos meios em que está divulgando.

Mas como medir? No marketing digital a mensuração é prática, as próprias redes sociais nos dão números para trabalharmos.

Em estratégias off-line você pode medir perguntando aos clientes novos como eles conheceram sua loja, se foi por rádio, impressos ou indicação.

Esses números são importantes para nortear as suas próximas ações de marketing, por isso tê-los é um coringa para assim otimizar ainda mais sua verba e obter mais resultados.

Agora que você já absorveu essas dicas, o próximo passo é coloca-las em prática!

Avante e rumo ao sucesso!
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