A segunda rodada de seminários regionais para discutir recursos hídricos do Rio Grande está marcada para este mês. Os encontros acontecem em Ribeirão Preto, Uberaba, Passos, Lavras e Pouso Alegre. O objetivo é apresentar o Manual Operativo, criado pela Agência Nacional das Águas, como nova ferramenta de apoio à implementação dos Planos de Recursos Hídricos.
O Manual foi elaborado a partir da constatação de que os comitês e agências de bacia se deparam com dúvidas de como proceder para colocar em prática as ações de um plano de bacia, assim que o documento é finalizado.
O Manual estabelece conjunto de 21 ações prioritárias, roteiro para implementação, procedimentos, caminhos para operacionalização e indicadores associados às metas propostas.
Os organizadores esperam que o Manual Operativo amplie a distribuição e acesso ao Plano Integrado de Recursos Hídricos da bacia do Rio Grande elaborado com a participação dos comitês das 14 bacias afluentes durante as etapas do diagnóstico, prognóstico e plano de ações.