O alerta fica para os jovens nascidos no ano de 2000. O prazo para o alistamento militar obrigatório termina em 30 de junho.
O tenente Lelis reforçou a necessidade do alistamento ocorrer dentro do prazo, evitando problemas futuros “O jovem que nasceu no ano 2000, independente do mês de aniversário, deve procurar a Junta até o último dia útil de junho ou fazer o alistamento online pela internet. Nesse caso ele tem 15 dias para vir à Junta e retirar o documento original do serviço militar”, afirmou.
A Junta do Serviço Militar de Colômbia fica na rua José da Mata, em um corredor entre a Delegacia de Polícia Civil e Base da PM.
O alistamento começou no dia 1º de janeiro e vai até 30 de junho (prazo final), é possível cumprir com a obrigação pelo SITE ou diretamente nas Juntas de Serviço Militar mais próximas.
OBRIGATORIEDADE
Todos os brasileiros do sexo masculino que fazem 18 anos neste ano devem se alistar, inclusive aqueles com deficiência física ou mental. Se perder o prazo, o jovem deve ir a uma junta, pagar uma multa de R$ 4,10, que aumenta por dia de atraso, e realizar o alistamento.
O estudante João Gabriel Carneiro, de 17 anos, não deixou para a última hora e já se alistou nessa quarta (3) pelo site. "O site é bem simples, não tive dificuldade, tem informações e outras perguntas mais frequentes já respondidas. O que eu não sabia perguntei para amigos que já fizeram, e agora estou esperando o resultado", contou.
E fique atento: quem não se alista não pode se matricular em qualquer estabelecimento de ensino; obter passaporte ou prorrogar a validade do documento; ser empregado em empresas ou exercer cargo público; prestar concursos; obter carteira profissional e registro de diploma de profissões liberais; entre outros impedimentos.
Não é possível adiar o alistamento, apenas a incorporação, no caso daqueles que desejam participar de seleções dos quartéis da Marinha, Exército ou Aeronáutica. Os jovens que fazem faculdade de medicina, odontologia, veterinária ou farmácia podem adiar a incorporação até o fim do curso e, quando se formarem, poderão servir como oficiais temporários.
Alistamento pela internet tem que ser validado na JSM, alerta delegado militar