O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Rodoviária) sinalizou positivamente para recuperação da ponte Guemercindo Penteado sobre o Rio Grande, na divisa dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. O superintendente Fabiano Martins Cunha informou em ofício que a entidade elaborou um programa para recuperar a ponte e que aguarda processo licitatório.
Segundo ele, a expectativa é de que em 90 dias, a contar de março, a empresa selecionada com o contrato possa iniciar as obras de recuperação.
REIVINDICAÇÕES
A representante da Defesa Civil de Colômbia, Maria Inácia Freitas, entregou documentos e fotos ao DNIT informando sobre a situação precária da ponte. O sinal de alerta foi emitido em fevereiro após as chuvas que provocaram aumento do rio e comprometeram toda extensão da ponte. "A água entra pelas rachaduras, a ferragem está exposta podendo rasgar pneus e os motoristas acabam desviando com risco de provocarem acidentes", disse. De janeiro a maio, quatro acidentes graves foram registrados, sendo um com vítima fatal. "Pedestres caminham pela ponte e ciclistas também correm riscos", destacou. A Defesa Civil solicitou a recuperação das grades quebradas, asfaltamento e radar para coibir a velocidade no local. A situação precária também foi informada ao Ministério Público Federal.
OUTROS APOIOS
O vereador de Planura, Euberto Mello dos Santos solicitou em requerimento melhorias na ponte. O deputado estadual Luiz Carlos Gondim fez questionamentos a respeito das obras. Em Barretos, o vereador Raphael Dutra manteve encontro com o Coordenador Geral de Construção Rodoviária do DNIT, José Carlos Duarte solicitando providências urgentes. A reivindicação tem apoio da Defesa Civil regional, coordenada pelo major PM Mauro Alves Santos Júnior.