Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados até o mês de maio, mostram que 6.020 eleitores deverão estar aptos a votarem na eleição de outubro em Colômbia, quando serão escolhidos presidente, governadores, deputados estaduais, federais e senadores. Não há informação oficial se este número poderá mudar até outubro.
O TSE aponta que do total de eleitores, 1.610 têm o título por biometria e 4.410 não realizaram o cadastramento biométrico, que não será obrigatório nas eleições deste ano.
Entre janeiro e o dia 9 de maio último, quando terminou o prazo para regularização do título, o colégio eleitoral de Colômbia ganhou apenas 16 novos eleitores, subindo de 6.004 para o atual número.
O TSE aponta que os homens são maioria entre os eleitores do município, totalizando 3.053 inscrições, ou 50,71% do colégio eleitoral. As mulheres, com 2.966 títulos emitidos, representam 49,27%. Há ainda um eleitor que não declarou o sexo (0,02%).
Os eleitores puderam transferir, atualizar ou emitir o título eleitoral até o dia 9 de maio para participar das eleições de 2018. O 1º turno será no dia 7 de outubro. Se nenhum dos candidatos a presidente ou governador tiver mais da metade dos votos válidos, o 2º turno deve ocorrer em 28 de outubro.
Os eleitores votam neste ano para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. O voto é obrigatório no Brasil. Apenas eleitores que têm menos de 18 anos ou mais de 70 anos não precisam votar. O voto também é facultativo para analfabetos.